26ª edição do JCCE já está disponível

A 26ª edição do Jornal do CCE já está disponível. Entre os destaques estão as matérias sobre a posse da reitora Roselane Neckel, a campanha de trânsito no campus, a investigação da Polícia de cartas anônimas e ainda a entrevista com Professor Paulo Ferroli, que assumiu como novo coordenador de extensão do centro. Esta é a segunda edição do Jornal do CCE deste semestre, feita pelas turmas de Redação II e Editoração Eletrônica. Confira abaixo a versão on-line do JCCE.

Mostra exibe filmes de Abel Ferrara


Divulgação

O Cineclube Rogério Sganzerla, projeto de extensão do curso de graduação em Cinema, promove a Mostra Abel Ferrara. Os filmes serão exibidos todas as segundas-feiras, no Teatro da UFSC. As sessões acontecem às 12h15 e são gratuitas e abertas à comunidade.
Na segunda-feira, dia 14, o filme em cartaz será Invasores de Corpos (1993). As obras seguintes são Enigma do Poder (1998), no dia 21, e Vício Frenético (1992), no dia 28. Após cada projeção, haverá um debate sobre o filme apresentado, mediado por membros do Cineclube e pelo professor coordenador, Jair Tadeu Fonseca. Para complementar essa atividade, serão disponibilizados textos críticos no começo das sessões.
O propósito do Cineclube é exibir gratuitamente filmes de difícil acesso e de variadas temáticas. A Mostra Abel Ferrara é uma parceria do Departamento Artístico Cultural (DAC) com a UFSC.
Isadora Ruschel

Horácio Gonzales abre ciclo sobre Malvinas


O professor da Universidade de Buenos Aires e sociólogo argentino, Horacio Gonzalez, abre com a conferência que tratará do assunto “Literatura e política: a partir de Malvinas” o ciclo de palestras e debates que abordará o tema “Malvinas, mar e meio ambiente”. O evento que acontece nesta quinta-feira, dia 10, às 9 h no auditório Henrique Fontes é gratuito e aberto à comunidade.
Segundo professora Liliana Reales o objetivo do ciclo de palestras é refletir sobre o caso Malvinas. "'É provocar um debate sobre a necessidade de preservar a paz, a desmilitarização e o respeito ao meio ambiente no Atlântico Sul, assim como a soberania sobre os seus territórios dos países que compõem a América Latina, incluindo o Brasil, certamente.".
Até o mês de outubro, será realizada uma palestra mensal - datas ainda não definidas. O ciclo é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Arte, Núcleo de Estudos Literários e Culturais e do Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos da UFSC.
 Alice da Silva

Congresso da ABRAPUI debate literatura na era da tecnologia


Foto: Rômulo Vieira
A UFSC está organizando o III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitário de Inglês (ABRAPUI) que tem como tema Língua e Literatura na Era da Tecnologia. Entre os tópicos mais destacados está o debate sobre a utilização de novas tecnologias no ensino da língua inglesa no meio acadêmico. O evento teve início no domingo e termina nesta quarta-feira, dia 09. As duas primeiras edições aconteceram em 2007 e 2009 na UFMG e na UNESP.
As principais atrações desta terça-feira foram as participações de dois pesquisadores estrangeiros: Trude Heift da Simon Fraser University, no Canadá, realizou uma conferência sobre língua inglesa e Arthur Marotti, da Wayne State University, palestrou sobre literatura inglesa. Nesta quarta-feira – entre as 10:45 e o meio dia – Roland Walter, da UFPE, irá palestrar no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, sobre literatura. Outro destaque da programação de encerramento é a palestra de Tony Berber Sardinha, da PUC-SP, sobre língua inglesa.
UFSC em destaque - Segundo a professora do Departamento de Letras Estrangeiras (DLLE) e presidente da Associação da ABRAPUI e do Comitê Organizador Local, Mailce Borges Mota, realizar uma atividade deste porte em Florianópolis é importante para a UFSC, pois coloca o curso de Literatura e Língua Inglesa e a própria universidade em destaque no meio de pesquisa da área.
O Congresso na forma atual, apresentando assuntos relacionados à língua e à literatura, acontece desde 2007. Até 2005 existiam dois congressos distintos, com datas e locais diferentes: um que tratava do estudo da língua inglesa e outro de literatura inglesa. Os sócios da ABRAPUI resolveram unificar os dois encontros no Congresso Internacional realizado de dois em dois anos.

Rômulo Vieira

Jornal do CCE circula na próxima semana

As turmas de Redação II e Editoração Eletrônica estão fechando a segunda edição de 2012 do Jornal do CCE. Na próxima semana o jornal estará em circulação com notícias sobre a posse da nova reitoria, estacionamentos irregulares no campus, informações sobre o congresso de fluxos literário além da entrevista com o novo coordenador de extensão do CCC, o professor Paulo Ferroli. 
O jornal é supervisionado pelos professores Elias Machado e Rita Paulino do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.