Pré-vestibular do PET de Letras adota nova produção de material


Desde março o pré-vestibular do PET (Programa de Pesquisa Tutorial) de Letras decidiu adotar uma nova forma de produção de material pedagógico, que passou a ser feito pelos professores voluntários do curso. A mudança partiu de uma iniciativa dos próprios docentes que buscavam uma alternativa mais flexível e adaptável a realidade das aulas.

A estratégia já foi utilizada emergencialmente no segundo semestre do ano passado e o curso deixou de usar a apostila do Colégio Autonomia. “Por um problema de falta de recursos financeiros tivemos que substituir o material antigo por outro elaborado pelos professores,” explica a bolsista do projeto, Marilha Nacarri dos Santos.
Em reunião realizada em dezembro de 2009 a direção do PET de Letras, em conjunto com os professores, observou que o material próprio melhorava o andamento das aulas. “A apostila do Autonomia tinha virtudes e limites. Os professores procuram algo que não seja tão rígido.”, disse o tutor do projeto, Professor Fábio Lopes.
O pré-vestibular tem como objetivo, além do ingresso de estudantes de escolas públicas na UFSC, a formação dos professores voluntários. Alunos de licenciatura selecionados têm uma chance maior de adquirir experiência em sala de aula com o projeto. O curso é um projeto do PET de Letras e oferece desde de 2006 aulas para estudantes de escola pública no último ano do ensino médio.

Repórter: Bianca Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário