Prova Celpebras acontece nos dias 27 e 28

A prova para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa acontece na UFSC nos dias 27 e 28 de abril, nestas quarta e quinta feiras, na sala Hassis, bloco B do CCE. Terá início às 8h e término às 18h30 e o candidato deve apresentar o documento oficial de identificação que usou no preenchimento do formulário de inscrição. As provas acontecem sempre nos meses de abril e outubro desde 1998.

O exame é dividido em dois momentos. O primeiro é a Parte Coletiva, que propõe a realização de duas tarefas que integram compreensão oral e produção escrita. O segundo momento trata-se da Parte Individual, onde são feitas entrevista e conversa sobre atividades de interesses do candidato e sobre assuntos de interesse geral, para avaliar a compreensão e o fluxo natural da conversação.“A banca avaliadora, formada por professores do CCE, fará a parte oral da prova”, explica a Professora Susana Fontes, coordenadora da prova na UFSC (foto).
O exame é de natureza comunicativa, buscando comprovar mais a capacidade de uso da língua portuguesa do que conhecimentos gramaticais em geral. A competência do candidato é avaliada pelo seu desempenho em tarefas que se assemelham a situações do dia a dia. Não há questões explícitas sobre gramática e vocabulário, mas esses elementos são importantes na elaboração de um texto e são levados em conta na avaliação do candidato. Os resultados são publicados no Diário Oficial da União (DOU) e no site www.mec.gov.br/celpebras.

Patrícia Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário