Agência de notícias divulga ciência


O projeto de extensão Ciência em Pauta foi lançado oficialmente como agência de notícias no dia 11 de maio, na disciplina de Jornalismo Científico. Vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Linguagens do Jornalismo Científico (Nupejoc), desenvolve a produção de reportagens na área científica e divulgação de pesquisas feitas na UFSC.
Coordenado pela professora Tattiana Teixeira, o projeto conta com uma equipe de cinco bolsistas e portal próprio para difusão das informações (www.cienciaempauta.com.br). Os bolsistas podem tanto cursar Jornalismo como Design. “Há coisas que jornalistas fazem muito bem e outras que designers fazem muito bem, o que promove uma interdisciplinaridade e integração de forma e conteúdo no Jornalismo Científico”, explica a coordenadora.
 

A partir do lançamento oficial, as reportagens sobre as pesquisas de todos os centros da UFSC serão enviadas, inicialmente, para 20 órgãos de comunicação local e nacional. No fim de cada semestre, as melhores matérias também serão reunidas e distribuídas em dois livros como material de base pedagógica para as maiores bibliotecas públicas de Florianópolis e professores do Ensino Médio de escola pública, com tiragem de 200 exemplares cada um.
 

O Ciência em Pauta foi criado em 2007 com recursos do Probolsa e, em 2009, foi selecionado pelo MEC para receber apoio do PROEXT (Programa de Extensão Universitária), com uma verba de R$ 29 mil.


Repórter: Jéssica Fuchs

Nenhum comentário:

Postar um comentário