Haverá um jantar com bar livre, música ao vivo e sorteios de brindes. Se o servidor desejar levar acompanhante com idade acima 12 anos será cobrado o valor de R$35,00 (trinta e cinco reais) por pessoa, com direito a bebidas. Crianças com idade entre 7 e 11 anos pagam 50% desse valor e com idade inferior a 7 anos não pagam.
Grêmio promove festa de fim de ano
Haverá um jantar com bar livre, música ao vivo e sorteios de brindes. Se o servidor desejar levar acompanhante com idade acima 12 anos será cobrado o valor de R$35,00 (trinta e cinco reais) por pessoa, com direito a bebidas. Crianças com idade entre 7 e 11 anos pagam 50% desse valor e com idade inferior a 7 anos não pagam.
Filme sobre obra de Eça de Queiroz encerra Mostra
Conselho aprova uso da cancela
O Conselho de Unidade do CCE aprovou por unanimidade, na reunião ordinária da última quarta-feira, dia 24, o início do funcionamento da cancela que irá restringir o acesso ao estacionamento entre os dois blocos tornando-o exclusivo para servidores docentes e técnico-administrativos. O sistema eletrônico que controlará o acesso dos veículos começa a funcionar na segunda-feira, 6 de dezembro. Segundo a direção do Centro, a cancela ira funcionar durante todo o dia, não havendo um período em que o estacionamento será liberado.
Para ter acesso a uma das 22 vagas do estacionamento, os funcionários e professores devem se dirigir ao Restaurante Universitário, na sala anexa ao local de venda de passes, com RG, número de matrícula no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE) e no Masis para providenciar o crachá de identificação. Depois de confeccionar o cartão, o servidor deve procurar a coordenação de apoio administrativo para fazer o cadastro no sistema e ter o acesso permitido.
A responsável pela Coordenação de Apoio Administrativo do CCE é a servidora Joice Regina da Lapa e o contato pode ser feito pelo email cce@cce.ufsc.br.
Por Victor Hugo BittencourtEleições para CPPD acontecem hoje
As eleições que formarão a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) pelos próximos dois anos acontecem hoje, 25 de novembro. Oito vagas titulares - seis para o Magistério Superior e duas para o Magistério de Educação Básica, Técnica e Tecnológica – serão concorridas por nove professores, sendo sete destes para o Magistério Superior. A eleição ocorrerá mesmo sem as vagas para suplente preenchidas.
O único candidato do CCE é o professor do curso de Jornalismo Hélio Ademar Schuch (foto), por outro lado, a professora do curso de Direito Vera Lúcia Teixeira e o professor Murilo José Nunes de Abreu Junior são os dois integrantes da atual comissão que concorrem a reeleição.
Apenas os docentes têm direito a votos, e estes deverão ser feitos das 9 às 19 horas no Hall de seus respectivos centros.
Para saber mais informações sobre as eleições da CPPD acesse o site www.preg.ufsc.br.
Lucas Inácio
Anima Catarina destaca produções de alunos
Os curtas desenvolvidos pelos alunos do Curso de Desing de Animação serão as principais atrações da mostra que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, no Auditório Henrique Fontes no CCE. O evento surgiu como um incentivo para os alunos do recém criado curso, conta a professora Alice Cybis Pereira, uma das organizadoras.
“Notamos essa necessidade de ter um espaço só para os estudantes, não só nossos mas de todo o Brasil”, completa.
O evento ainda vai ter palestras com o diretor Paolo Conti, co fundador da produtora Anima King, e com a equipe da escola de computação gráfica Data 3D. A premiação inclui uma bolsa na escola Data 3D e, para os primeiros colocados, uma participação na pós-produção do filme “Minhocas”, primeiro longa em stopmotion produzido no Brasil. Mais informações no endereço www.hiperlab.ufsc.br/animacatarina.
Sâmia Fiates
Congresso de Libras reúne pesquisadores
Cerca de 380 participantes são esperados para o II Congresso Nacional de Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais que acontece entre os dias 25 e 27 deste mês no Centro de Cultura e Eventos. A programação prevê palestras, minicursos e apresentação de trabalhos de alunos de Libras sobre estudos em tradução e interpretação e atenção ao profissional desta especialidade.
As palestras serão feitas por estudiosos brasileiros e estrangeiros com atuação renomada na área, como Christopher Stone, da University College London, e a professora Melanie Metzger, do Departamento de Interpretação da Gallaudet University (EUA), única universidade no mundo com programas específicos para surdos. Os professores da UFSC, Marianne Stumpf (coordenadora) e Ronice M. de Quadros, também estão entre os conferencistas.
As inscrições podem ser realizadas no endereço: www.congressotils.cce.ufsc.br
Repórter: Géssica da Silva
Galeria de fotos já está atualizada
15ª edição do Jornal do CCE circula nesta sexta
Nesta sexta-feira começa a circular o 15º Jornal do CCE, com destaque para a instalação de cancelas nos estacionamentos do Centro, que restringe a oferta de vagas a professores, funcionários e portadores de deficiência.
Também publicamos neste número, matérias sobre a regularização dos ambulantes no campus, as discussões para a elaboração do novo currículo no Curso de Jornalismo, e a campanha que está sendo planejada pela Universidade para reduzir o uso do papel.
Nas páginas sete e oito, você encontra os principais acontecimentos culturais de novembro e dezembro, como o Fórum de debate sobre cristianismo, que acontece nos dias 25 e 26, ou o Deaf Academics, congresso sobre a inclusão dos surdos. Além do Simpósio Roa Bastos, que pela primeira vez será realizado na Espanha, e o Anima Catarina, mostra competitiva de curtas de animação.
A entrevista do mês é com Gilvan Müller, professor do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, que assumiu o cargo de Diretor-Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, e fala da importância do Instituto no Brasil e no mundo, assim como da repercussão da nomeação para o CCE.
Para visualizar a 15ª edição, basta clicar na animação abaixo:
Galeria de Fotos da 14ª Edição está atualizada
Bolsa Permanência recebe inscrições até dia 19
As inscrições e renovações dos projetos para o Programa de Bolsa Permanência 2011 estão abertas até sexta-feira, dia 19. Para o próximo ano serão disponibilizadas 1040 vagas. A avaliação das propostas deve passar por uma Comissão designada pelo Colegiado de cada curso. A definição das vagas só acontece mediante a comprovação de que a bolsa contempla atividades relacionadas à área de formação do estudante. A Bolsa Permanência é um programa de caráter social que tem por objetivo o auxílio financeiro aos alunos de cursos de graduação em situação de carência socioeconômica.
Qualquer professor ou servidor da Universidade pode apresentar projeto que deve conter justificativa, objetivos, número de bolsas necessárias, atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas, indicação das áreas de atuação dos estudantes contemplados e indicação do coordenador ou orientador responsável pelo acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas. A Comissão que julgará a validade dos projetos será composta por professores e alunos vinculados ao respectivo curso.
O Bolsa Permanência é ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e os resultados estarão disponíveis na página na internet da PRAE até o dia 28 de fevereiro do ano que vem no endereço: http://www.prae.ufsc.br/ .
Ana Luísa Funchal
Libras elege coordenador para 2011/2012
Praça da Cidadania recebe Teatro de Objetos
Durante os dias 12, 13, 14 e 15 de novembro, objetos ganham vida através de personagens criados por grupos de teatro do Brasil, França, Israel, Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha e Argentina. O Festival Internacional de Teatro de Objetos - FITO -, acontece na Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e à Reitoria. Além de apresentações diárias dessa modalidade de teatro pouco explorada no Brasil, o Festival possui uma programação que inclui performances, oficinas profissionais, exposições, mostras vivas e shows com Fernando Cabral (DF) e Tom Zé (BA).
Para a realização do evento, foi montada uma área especial com cenografia interativa, teatros climatizados, minissalas de espetáculos e tendas de alimentação que ocupam um espaço total de 2300 m² no campus. A estrutura está sendo montada desde o início dessa semana para receber atores e público, que podem conferir 76 apresentações oriundas de 13 grupos, diariamente das 16h às 22h com entrada franca. Segundo Lina Rosa, idealizadora e curadora do evento, o FITO está percorrendo todo o Brasil com o propósito de tornar a cultura acessível a todos de forma única. O FITO foi criado em 2009 e já passou pelas cidades de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM), sendo essa a primeira apresentação em Santa Catarina.
Repórter: Gabriele Duarte