Doutoranda defende tese por videoconferência



A estudante Elaine Espíndola apresentou e teve aprovada na última segunda-feira, dia 27 de setembro, a tese de doutorado Iluminated the Analysis of the Translation is: Systemic Functional Linguistics Strikes Yoda Back ( Iluminada a análise da tradução está: A Linguística sistêmico-funcional contra ataca a representação de Mestre Yoda). A banca examinadora contou com a participação através de videoconferência de dois membros da Hong Kong Polytechnic University, o co-orientador Christian M.I.M. Matthiesse do Departamento de Inglês, e Kazuhiro Teruya do Departamento de Chinês e Estudos Bilíngues. Além de Matthiesse e Teruya, a banca foi composta pelos professores Maria Lúcia Vasconcellos (orientadora e presidente), Viviane Herbele, Maria Ester Moritz (suplente), todos da UFSC, Célia Magalhães da UFMG e Roberto Carlos de Assis da UFPB.

A tese foi elaborada em Hong Kong e no Brasil e investiga traduções de legenda com base em Linguística Sistêmico Funcional. "Significa que é Sistêmico, pois são escolhas disponíveis aos falantes/usuários da língua. É Funcional, pois cada uma das escolhas é a realização de uma função já existente no sistema da língua em uso. O que ela (Linguística Sistêmico Funcional) faz é descrever a língua como uma realização dentro de um contexto sociocultural", explica Elaine.

A apresentação aconteceu na sala de videoconferência, prédio B, sala 07 e começou às nove da manhã. Quem estiver interessado em acompanhar a defesa basta consultar a gravação do ato que está disponível no endereço: http://www.videoconferencia.cce.ufsc.br/.


Repórter: Géssica Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário