Mostra exibe cinema argentino

Quem gosta de cinema pode conferir entre os dias 20 a 24 deste mês no auditório Henrique Fontes no CCE, uma mostra de filmes que sintetiza os mais de 100 anos de produções argentinas. Com o tema “Tradição e Anomalia”, o evento tem como objetivo trazer à tona uma cinematografia pouco conhecida. “Quando falamos em cinema argentino, a maioria só conhece o filme de Juán Campanella, que ganhou o oscar”, disse Felipe Soares, professor do curso de Cinema e um dos organizadores. A mostra integra o Simpósio Internacional de Literatura Argentina.

As produções foram selecionadas a partir de categorias que ilustram o cinema argentino como um todo. Os temas que “mostram uma imagem heróica de uma Argentina promissora” e que caracterizam a tradição, segundo o professor Felipe Soares, são abordados em obras como Pampa bárbara de Lucas Demare. O professor completa que a anomalia pode ser vista em roteiros não lineares como nos filmes La flecha y un compás, de David José Kohon, e El romance del Anieto y la Francisca, de Leonardo Favio.

Nomes conhecidos do cinema argentino terão algumas de suas produções exibidas: Leopoldo Torre Nilsson, com La casa del ángel e El hijo del Crack e Fernando Solanas, que terá duas obras incluídas, uma delas La hora de los hornos, com mais de quatro horas de duração e que será exibida na íntegra. O ganhador do oscar El secreto de sus ojos, de Juán Campanella, fecha a mostra que conta com mais de 20 filmes.

Pampa bárbara, de Lucas Demare, abriu o evento, às 8h de segunda dia 20. As exibições prosseguem das 8h às 19h de segunda a sexta dia 24. A mostra é organizada pelo Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos e a entrada é gratuita. Mais informações no endereço: www.onetti.cce.ufsc.br/simposio.

Repórter: Sâmia Fiates

Nenhum comentário:

Postar um comentário