Debate esclarece processo de produção no Brasil


A Mesa de Discussão “Produção/ Realização / Distribuição: O material e o imaterial”, mediada pelo professor José Cláudio Castanheira, foi o destaque do quarto dia da Semana de Cinema da UFSC. Participaram da mesa Cezar Migliorin, membro do Conselho Executivo da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual); Kátia Klock, jornalista e diretora da série CurtaDoc do SESCTV e Débora Ivanov, Diretora Executiva do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo.

O debate, que aconteceu de forma descontraída e bem-humorada, se baseou em esclarecer como funciona o processo de obtenção de verba para financiar projetos cinematográficos no Brasil. Débora Ivanov apresentou as plataformas existentes, tanto privadas como públicas, e explicou todo o processo de concessão das licenças pelo Ministério da Cultura e pela Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Cezar Migliorin comentou que no Brasil, devido à Lei de incentivo à Cultura e aos mecanismos de apoio ao cinema, a qualidade dos filmes brasileiros tem crescido muito. “É mais fácil fazer cinema no Brasil do que nos Estados Unidos ou na Europa”, acrescenta. No final do dia foi exibido o documentário “Avenida Brasília Formosa” (2010), de Gabriel Mascaro.


Texto: Flavio Crispim

Foto: Flavio Crispim

Nenhum comentário:

Postar um comentário