GT discute influência da vida na literatura


Análise literária foi tema de um dos grupos de trabalhos no terceiro dia do Simpósio, promovido pelo DLLV como parte das comemorações dos 40 anos da criação do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês. Os participantes expuseram trabalhos sobre a influência da vida na literatura.

Três artigos foram apresentados por estudantes da pós-graduação em Literatura: Raphaella Teotônio, da UEPB, demonstrou as “Tendências discursivas no romance africano contemporâneo”, onde abordou a influência da história pessoal de escritoras nigerianas Buchi Emecheta e Chimamanda Ngozie Adichie, e da moçambicana Paulina Chiziane, em seus livros.

Marília Simari, da UFU, falou sobre “Os discursos religiosos e folclóricos na obra ‘O bom diabo’, de Monteiro Lobato”, mostrando o impacto que esta literatura teve na burguesia da época. Por fim, Alair Silva, da UFMG, analisou o jogo de truco em “O Burrinho Pedrês”, primeiro conto de Sagarana, e a influência que o jogo teve nas decisões do pergonagem Riobaldo.

Marília Quezado

Nenhum comentário:

Postar um comentário