Palestra fala sobre o limite entre a Arte e a Loucura


O Núcleo de Estudos, Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (NELOOL), organizou na sexta-feira (14) a palestra “Arte e Loucura: Arthur Bispo do Rosário”. O convidado para ministrá-la foi o Professor Dr. Jorge Anthonio e Silva - professor de Artes na Universidade de Sorocaba (UNISO), crítico, curador e doutor em estética.


A palestra abordou o tema do último livro do professor “Arte e Loucura: Arthur Bispo do Rosário”. A obra retrata a vida do artista plástico brasileiro, Arthur Bispo do Rosário, nascido em 1909 e falecido em 1989 na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. O Artista era descendente de escravos africanos e ficou recluso no hospital psiquiátrico durante 50 anos, com diagnóstico de esquizofrenia.


Arthur Bispo do Rosário produzia seus trabalhos com materiais retirados do lixo e de sucatas. A sua obra mais conhecida é o “Manto de Apresentação”, que o artista deveria vestir no dia do juízo final. Depois de descobertas as obras de Bispo do Rosário foram classificadas como arte de vanguarda e comparadas aos trabalhos de Marcel Duchamp – pintor, escultor e poeta francês.


Rosângela Menezes


Foto: Felipe Figueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário