LIBRAS seleciona bolsistas para intercâmbio nos EUA


Até a próxima sexta-feira, dia 17, seis alunos do curso de Letras-LIBRAS, tanto presencial quanto à distância, serão selecionados para participar do “Projeto 4- 3-2-1: 4 Universidades, 3 Línguas de Sinais, 2 Países e 1 Visão”. O estágio dos alunos possibilita o desenvolvimento de trabalhos em conjunto com associações profissionais e escolas voltadas para as comunidades surdas e o intercâmbio entre acadêmicos da UFSC e da Gallaudet University. Outras duas universidades participam do projeto: a Universidade Federal do Ceará (UFCE) e a havaiana Kapi'olani Community College (KCC). Os seis alunos que ficarão de agosto a dezembro do ano que vem nos Estados Unidos e terão o primeiro semestre de 2011 para se preparar e se acostumar com a Língua Americana de Sinais, ou American Sign Language (ASL). “Além de aprender a American Sign Language, os estudantes terão a oportunidade de trazer para o Brasil a visão que os americanos têm de cidadania e aceitação dos surdos na comunidade. Os surdos nos Estados Unidos já conquistaram muito espaço, eles passaram pelos processos de inclusão há 20, 30 anos. O que aqui no Brasil começou só agora”, disse o professor Markus Weininger, coordenador do projeto. A Gallaudet University, situada em Washington, é a única universidade do mundo com programas desenvolvidos para pessoas surdas, sendo que a língua oficial da universidade é a Língua Americana de Sinais, enquanto a segunda é o inglês. Já os intercambistas americanos que vierem para o Brasil poderão entrar em contato com o sistema de Educação à Distância (EaD) da UFSC, um dos pioneiros de LIBRAS à distância. A seleção para o intercâmbio de bolsistas se iniciou no segundo semestre deste ano. Dos 36 inscritos, 12 passaram para a segunda fase da seleção, que aconteceu no dia 30 de novembro. A segunda etapa consistia em uma entrevista via webcam. Segundo o coordenador do projeto o número de inscritos foi “expressivo e os currículos excelentes”. Ana Luísa Funchal

Anuário publica trabalhos de colóquio internacional


A décima oitava edição da revista Anuário de Literatura, conjunto de obras inéditas no ramo produzido pela Pós-Graduação em Literatura, já está em processo de edição. O volume 15.2 que corresponde ao segundo semestre de 2010 estará disponível na página da revista na internet até o dia 31 de dezembro. Essa edição terá um dossiê temático contendo alguns dos trabalhos apresentados no colóquio internacional "A Itália do pós-guerra em diálogo", que aconteceu no CCE em agosto, além de outros artigos que não fazem parte do dossiê.
A revista possui conceito B3 no Quali/Capes, reúne trabalhos inéditos de caráter opinativo e científico e publica artigos em literatura e teoria literária, ensaios sobre revisão de literatura, resenha de livros e traduções de artigos. “Tivemos o zêlo de fazer com que a revista, mais do que uma vitrine do que se pensa na Pós-Graduação em Literatura, se tornasse um espaço para a divulgação das pesquisas produzidas em âmbito nacional na
nossa área”. ressalta Stélio Furlan, coordenador do Programa de Pós. Para
consultar as outras edições da revista e a próxima edição acesse: http://
www.periodicos.ufsc.br/index.php/literatura.


Repórter: Jennifer Hartmann

Abertas as inscrições para PROBOLSA e FUNPESQUISA


Professores que coordenam projetos de extensão, podem se inscrever no Programa para Apoio a Projetos de Extensão (PROBOLSA) até o dia 21 de fevereiro 2011. Os projetos devem estar cadastrados no Sistema de Registro de Ações de Extensão (SIRAEX), e as inscrições devem ser feitas pelo site: http://proextensao.prpe.ufsc.br .

Cada professor poderá inscrever até dois projetos, concorrendo a no máximo quatro bolsas. Serão oferecidas 300 bolsas, das quais 50 destinadas a alunos com cadastro socioeconômico aprovado pela PRAE.

FUNPESQUISA - Também estão abertas as inscrições para o Fundo de Incentivo á pesquisa (FUNPESQUISA). Professores que tenham concluído o doutorado a partir de agosto de 2005, podem se inscrever no site: http://funpesquisa.prpe.ufsc.br .

O processo de seleção conta com avaliação de uma comissão de consultores formada em sua Unidade de Ensino, que vai encaminhar os projetos selecionados para o departamento de projetos de pesquisa (DPP), que escolherá os 140 projetos contemplados, com orçamento de 5mil reais cada.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão divulgará as listas dos projetos selecionados pelo PROBOLSA e pelo FUNPESQUISA no dia 4 de abril de 2011

Merlim Malacoski

UIPI projeta padronização das portas

A UIPI, empresa júnior do curso de Design da UFSC, foi contratada pela direção do CCE para executar o projeto de padronização das placas indicativas das portas do Centro. O objetivo é elaborar a sinalização das portas de forma clara, e de fácil compreensão à comunidade acadêmica.
O encarregados pela produção do novo projeto gráfico das portas são os membros da empresa júnior: Andréa Takeuchi e Felipe Felisberto, ambos escolhidos por já terem cursado a optativa Sinalização na UFSC. A data de lançamento do projeto e o estilo gráfico das portas ainda serão definidos. O projeto se limita apenas às portas do prédio, e não incluirá outras formas de sinalização, como por exemplo, as placas dos corredores.

Repórter: Stefany Alves

Colegiado suspende reunião sobre estágio

A coordenadora do Curso de Jornalismo, Raquel Longhi suspendeu a reunião que estava convocada para o dia 17, quinta-feira, por causa da falta de quórum devido às férias de diversos professores. Em pauta estava a mudança no projeto pedagógico para a inclusão do estágio como disciplina, exigência do Sistema de Informação para Acompanhamento e Registro de Estágios (SIARE). Um nova reunião somente será realizada, provavelmente, em fevereiro de 2011.

Desde a aprovação da lei 111.788 em setembro de 2008 as faculdades devem especificar o estágio no projeto pedagógico e na grade curricular. O SIARE comunicou aos cursos da UFSC que quem estiver em desacordo com a legislação, como é o caso do Jornalismo, terá seu cadastro cancelado no sistema. Atualmente o Curso de Jornalismo possui 85 estagiários e uma coordenadora de estágio, Daisi Vogel.

Alunos de Letras vão para Coimbra

Três alunos do curso de Letras – Português embarcaram, neste semestre, para estudar na Universidade de Coimbra, em Portugal, com bolsa integral durante dois anos. O intercâmbio faz parte de uma parceria da faculdade portuguesa com cursos de licenciatura de todo o Brasil. Além dos 3 estudantes do CCE, foram mais 3 acadêmicos do curso de física e um de química.
Para participar não é necessário fazer provas, mas é preciso se enquadrar nos critérios estabelecidos pelas universidades: o estudante deve estar na 3ª fase no momento da viagem, não possuir nenhuma bolsa de estudos, ter cursado todo ensino médio e, ao menos um ano, do ensino fundamental em escola pública. 
O projeto para o curso de Letras – Português poderia incluir até 30 alunos com bolsa de estudos, que inclui moradia e alimentação, financiada pela CAPES. “Portugal é o berço da nossa língua e literatura. Esse intercâmbio é uma oportunidade única para nossos ”, afirmou Diva Zandomenego, professora que intermediou o programa. Os interessados devem procurar a Coordenação de Letras.

Repórter: Luiza Lobo

Cátedra FENAJ volta a ser lecionada


A professora e diretora-executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) Valci Zuculoto é a responsável pela volta da disciplina “Cátedra FENAJ UFSC de Jornalismo para a Cidadania” no primeiro semestre de 2011. Além de resgatar a matéria que não é lecionada desde 2002, a professora propõe um novo formato: a execução de um programa de rádio ao vivo. A Cátedra em parceria com a FENAJ é uma disciplina optativa aos estudantes do curso de Jornalismo que propõe debates acerca dos desafios da profissão.

A matéria será lecionada nas terças-feiras pela tarde e haverá a execução de um programa de rádio veiculado pela Rádio Ponto UFSC, pelo sindicato dos Jornalistas e pela página web da FENAJ. O programa tem o nome provisório de “Jornalismo em debate” e será feito pelos próprios alunos. A disciplina tem 15 vagas, será oferecida preferencialmente quem esteja no mínimo na 3º fase do curso, e terá Radiojornalismo I como pré-requisito.

Repórter: Gabriele Duarte

Rematrícula vai de 16 a 24 deste mês


O período para renovação de matrículas para o próximo semestre será de 16 a 24 deste mês. A rematrícula deve ser feita pela internet, na página do Sistema Acadêmico de Graduação. As notas finais serão publicadas até o dia 21, nos departamentos. Após a divulgação dos resultados, os alunos têm dois dias para contestar a nota, junto ao departamento.



A data para a rematrícula está entre a última semana de aulas e a primeira de férias para beneficiar aos alunos que não tem computador em casa. “Neste momento os alunos ainda estão no campus e muitos não têm equipamento”, explica o Diretor do DAE, Luiz Carlos Podestá.



Depois do dia 24, os alunos que perderem o prazo poderão fazer a matrículas na etapa de ajustes, que está prevista para acontecer do dia 21 a 25 de fevereiro, quando o resultado da matrícula será divulgado. Caso o aluno não tenha conseguido fazer a matrícula, poderá realizá-la na primeira semana de aulas.





Repórter: Patrícia Krieger

Inscrições no vestibular têm queda de 7,1%


As inscrições para os catorze cursos do CCE no vestibular 2011 tiveram uma queda de 7,1 por cento em comparação ao ano passado. Esta redução no número de andidatos/vaga diverge do restante da Universidade, que apresentou um aumento nas inscrições de 7,3 por cento, totalizando 35.400 vestibulandos.
A maioria dos cursos manteve uma relação candidato/vaga equilibrada, com queda e aumento regular. Letras Secretariado Executivo Inglês teve a maior queda, com uma procura de 46,8 por cento menor em comparação ao ano anterior, com 46 inscritos para 50 vagas.
Os cursos com menores relação candidato/vaga foram os de Matemática e Computação Científica,com 29 para 40 e o de Letras/Língua Italiana, com 44 para 40. E os de maiores, Medicina, com 6631 para 100 e Engenharia Civil, com 1580 para 110.

Joana Zanotto

Galeria de Fotos da 16ª Edição está atualizada

As fotos produzidas para a última edição de 2010 do Jornal do CCE já podem ser visualizadas. Se você ainda não teve oportunidade de ler a edição corrente do Jornal, pode fazer a leitura aqui. Entre os principais assuntos do mês estão as mudanças na Tabela de Progressão Funcional dos docentes da UFSC, a alteração do nome do curso Letras-Secretariado Executivo em Inglês e a suspensão temporária das taxas para registro de diplomas de graduação e pós-graduação.

Na galeria você encontra fotos de números anteriores do Jornal, e pode deixar comentários sobre o trabalho dos alunos, se tiver uma conta Flickr. Você pode acessar a galeria clicando aqui.



UFSC homenageia imprensa


Hoje, dia 13, às 17h, no Centro de Cultura e Eventos, os meios de comunicação de Santa Catarina serão homenageados com o Troféu UFSC 50 anos – Comunicação. Na cerimônia, serão entregues 22 troféus a representantes de instituições que foram reconhecidas como parceiros da Universidade nesses 50 anos. “ É uma forma nos aproximar dos órgãos de imprensa, num momento em que a Universidade se consolida e precisa repensar sua função”, disse Moacir Loth, responsável pela premiação.
Entre os premiados estão os quatro principais jornais do Estado: Diário Catarinense, Notícias do Dia, A Notícia e Jornal de Santa Catarina; as emissoras de televisão RIC Record, RBS, TV Barriga Verde e SBT e as rádios representadas pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). Estão também representados os sindicatos dos jornalistas e radialistas, a Associação Catarinense de Imprensa, as associações dos diários e jornais do interior e a Associação de Cronistas Esportivos. Os representantes nacionais são a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a TV Brasil e o Jornal da Ciência. O evento faz parte das comemorações do cinqüentenário da Universidade e será realizado junto com o lançamento do Livro UFSC 50 anos.

Patrícia Cim

Jornal do CCE circula nesta quinta

A partir de hoje já está em circulação a décima sexta edição do Jornal do CCE. A última edição do ano traz como matéria de capa a mudança na tabela de progressão funcional dos docentes, que será discutida em reunião do Conselho de Unidade nesta quinta-feira.

Na editoria de Campus o Jornal publica ainda a alteração do nome do curso Letras Secretariado Executivo em Inglês ­- que passa a se chamar apenas Secretariado Executivo -, além da decisão da Justiça Federal em suspender parcialmente as cobranças de taxas para registro de diplomas na UFSC, e a parceria entre Linguística, Filosofia e a Rádio Ponto, onde estreará um programa integrado sobre filosofia e ciência no próximo semestre.

Na parte de Cultura você encontra mais informações sobre o espetáculo Dom Quixote, que tem apresentações entre quarta e sexta-feira ao ar livre. Você também pode ler mais sobre o IV Simpósio de Literatura e Informática e os lançamentos do livro e do documentário em homenagem aos 50 anos da Universidade.

A entrevista desse mês é com o professor José Roberto O’Shea, tradutor da primeira versão de Hamlet, do inglês William Shakespeare.

Você pode visualizar o Jornal do CCE clicando na animação abaixo:




Show de Jair Rodrigues e Luciana Mello comemora cinquentenário


A UFSC comemora os 50 anos no dia 17 deste mês às 20h com o show do cantor Jair Rodrigues e sua filha Luciana Mello no auditório Guarapuvu no Centro de Cultura e Eventos. O show dos cantores representa duas gerações da Música Popular Brasileira, assim como o ambiente universitário reúne essas gerações. “Ele também está completando neste ano 50 anos de carreira” completou Cléia Silveira Ramos, presidente da Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos da UFSC.

O Auditório Guarapuvu oferece 1371 lugares, dessa forma alguns servidores terão prioridade para conseguir os convites, entre eles: diretores de centros, pró-reitores, os premiados ao longo do ano pelo Prêmio Amigos da UFSC e servidores técnico-administrativos aposentados em 2010. Os convites restantes foram divididos proporcionalmente de acordo com o tamanho de cada centro acadêmico.

Os servidores que trabalham no Centro de Comunicação e Expressão deverão preencher um formulário de interesse na secretária do centro. Caso o número de interessados ultrapasse a oferta de convites, um sorteio será realizado no dia 15 de novembro após a reunião do Conselho de Unidade.

Ana Luísa Funchal

Foto: Divulgação

Alunos de Cênicas realizam apresentação


Hoje, dia 6 de dezembro, às 19h, os alunos da sexta fase de Artes Cênicas apresentam jogo de luzes no túnel próximo à prefeitura da universidade. O local foi escolhido pelos próprios alunos. Este evento é pioneiro em Santa Catarina, mas já foi realizado em São Paulo.

O evento tem o propósito de fazer com que os alunos produzam novas ideias de urbanismo para a cidade de Florianópolis. A ideia é de proporcionar um tom artístico alternativo para a cidade. O túnel é o local ideal, pois, apesar de ainda estar claro neste horário, proporciona a escuridão necessária para a realização do evento.

Por Patricia Pamplona

Palestra discute Alfabetização e Letramento

O Núcleo de Estudos em Linguística Avançada (NELA), do Programa de Pós Graduação em Linguística (PPLg) realizou na manhã de quarta-feira no Auditório Henrique Fontes a palestra “Alfabetização e Letramento” – implicações para o ensino da língua escrita”, ministrada pela professora da Unicamp Ângela Del Carmen Bustos Romero de Kleiman. “Gostaríamos de ressaltar o compromisso político da professora”, ressalta Rosângela Hammes, coordenadora do NELA e do PPLg.
Os motivos da falta de albetização , identidade do analfabeto numa sociedade letrada e uso da língua escrita no dia-a-dia foram os temas principais da palestra. “O acesso de todos à leitura é uma questão de direito. O exercício desse direito por trabalhadores manuais, no entanto, é inesperado e vira notícia” explica a Ângela Kleiman. “O letramento não envolve apenas escrever, mas ler livros, comentar sobre eles, sobre informes que chegam na rua, desde que façam parte da prática social”, completa.


Jessica Melo

Grêmio promove festa de fim de ano

Este ano a festa de confraternização de fim de ano do Grêmio do CCE acontece dia 02/12/2010, (quinta-feira), com início às 20 horas na Associação Nacional dos Funcionários da Polícia Federal, na Rua Abelardo Luz, 350, no Estreito.

Haverá um jantar com bar livre, música ao vivo e sorteios de brindes. Se o servidor desejar levar acompanhante com idade acima 12 anos será cobrado o valor de R$35,00 (trinta e cinco reais) por pessoa, com direito a bebidas. Crianças com idade entre 7 e 11 anos pagam 50% desse valor e com idade inferior a 7 anos não pagam.

Repórter: Mirene Sá

Filme sobre obra de Eça de Queiroz encerra Mostra

Dia 30 de novembro a Mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira tem sua última exibição e discussão no Teatro da UFSC. O filme “Singularidades de uma Rapariga Loura” encerra a mostra que acontece desde o dia 27 de abril. Com direção de Manoel de Oliveira, o filme é uma adaptação do livro de Eça de Queiroz. A entrada é gratuita e a exibição, seguida de debates, ocorre às 12h.

O filme conta a história de Macário, um contabilista que trabalha no armazém de seu tio Francisco, em Lisboa. O rapaz se apaixona perdidamente pela vizinha, Luísa, e quer logo casar-se com ela. Sem a aprovação do tio, que o despede e expulsa de casa, ele se muda para Cabo Verde. Lá, enriquece e decide voltar para sua cidade de origem para finalmente ficar com sua amada. Seu tio finalmente aprova o casamento, quando Macário descobre a singularidade de Luísa.

Patricia Pamplona

Conselho aprova uso da cancela



O Conselho de Unidade do CCE aprovou por unanimidade, na reunião ordinária da última quarta-feira, dia 24, o início do funcionamento da cancela que irá restringir o acesso ao estacionamento entre os dois blocos tornando-o exclusivo para servidores docentes e técnico-administrativos. O sistema eletrônico que controlará o acesso dos veículos começa a funcionar na segunda-feira, 6 de dezembro. Segundo a direção do Centro, a cancela ira funcionar durante todo o dia, não havendo um período em que o estacionamento será liberado.

Para ter acesso a uma das 22 vagas do estacionamento, os funcionários e professores devem se dirigir ao Restaurante Universitário, na sala anexa ao local de venda de passes, com RG, número de matrícula no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE) e no Masis para providenciar o crachá de identificação. Depois de confeccionar o cartão, o servidor deve procurar a coordenação de apoio administrativo para fazer o cadastro no sistema e ter o acesso permitido.

A responsável pela Coordenação de Apoio Administrativo do CCE é a servidora Joice Regina da Lapa e o contato pode ser feito pelo email cce@cce.ufsc.br.

Por Victor Hugo Bittencourt

Eleições para CPPD acontecem hoje

As eleições que formarão a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) pelos próximos dois anos acontecem hoje, 25 de novembro. Oito vagas titulares - seis para o Magistério Superior e duas para o Magistério de Educação Básica, Técnica e Tecnológica – serão concorridas por nove professores, sendo sete destes para o Magistério Superior. A eleição ocorrerá mesmo sem as vagas para suplente preenchidas.


O único candidato do CCE é o professor do curso de Jornalismo Hélio Ademar Schuch (foto), por outro lado, a professora do curso de Direito Vera Lúcia Teixeira e o professor Murilo José Nunes de Abreu Junior são os dois integrantes da atual comissão que concorrem a reeleição.


Apenas os docentes têm direito a votos, e estes deverão ser feitos das 9 às 19 horas no Hall de seus respectivos centros.

Para saber mais informações sobre as eleições da CPPD acesse o site www.preg.ufsc.br.

Lucas Inácio

Anima Catarina destaca produções de alunos


Os curtas desenvolvidos pelos alunos do Curso de Desing de Animação serão as principais atrações da mostra que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, no Auditório Henrique Fontes no CCE. O evento surgiu como um incentivo para os alunos do recém criado curso, conta a professora Alice Cybis Pereira, uma das organizadoras.
“Notamos essa necessidade de ter um espaço só para os estudantes, não só nossos mas de todo o Brasil”, completa.
O evento ainda vai ter palestras com o diretor Paolo Conti, co fundador da produtora Anima King, e com a equipe da escola de computação gráfica Data 3D. A premiação inclui uma bolsa na escola Data 3D e, para os primeiros colocados, uma participação na pós-produção do filme “Minhocas”, primeiro longa em stopmotion produzido no Brasil. Mais informações no endereço www.hiperlab.ufsc.br/animacatarina.

Sâmia Fiates

Congresso de Libras reúne pesquisadores

Cerca de 380 participantes são esperados para o II Congresso Nacional de Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais que acontece entre os dias 25 e 27 deste mês no Centro de Cultura e Eventos. A programação prevê palestras, minicursos e apresentação de trabalhos de alunos de Libras sobre estudos em tradução e interpretação e atenção ao profissional desta especialidade.

As palestras serão feitas por estudiosos brasileiros e estrangeiros com atuação renomada na área, como Christopher Stone, da University College London, e a professora Melanie Metzger, do Departamento de Interpretação da Gallaudet University (EUA), única universidade no mundo com programas específicos para surdos. Os professores da UFSC, Marianne Stumpf (coordenadora) e Ronice M. de Quadros, também estão entre os conferencistas.

As inscrições podem ser realizadas no endereço: www.congressotils.cce.ufsc.br

Repórter: Géssica da Silva

Galeria de fotos já está atualizada

A galeria de fotos do Jornal do CCE acaba de ser atualizada com as fotos produzidas para a edição de número 15 do jornal. Se você ainda não pegou um exemplar, tem oportunidade de visualizar o jornal e lê-lo clicando aqui.

Entre os destaques do mês está a decisão de implantar cancelas no estacionamento do CCE, a iniciativa dos alunos de Cinema para aquisição e construção de novo equipamento, a redistribuição de salas para o DALi e o EGR, a regularização do trabalho dos ambulantes no campus e o fórum sobre estudos Foulcauldianos e cristianismo.

Na galeria, você ainda encontra fotos de edições anteriores, e se tiver uma conta Flickr pode comentar sobre o trabalho desenvolvido pelos alunos da Redação II.

Para conferir a galeria de fotos da 15ª edição do Jornal do CCE, clique aqui.

15ª edição do Jornal do CCE circula nesta sexta

Nesta sexta-feira começa a circular o 15º Jornal do CCE, com destaque para a instalação de cancelas nos estacionamentos do Centro, que restringe a oferta de vagas a professores, funcionários e portadores de deficiência.

Também publicamos neste número, matérias sobre a regularização dos ambulantes no campus, as discussões para a elaboração do novo currículo no Curso de Jornalismo, e a campanha que está sendo planejada pela Universidade para reduzir o uso do papel.

Nas páginas sete e oito, você encontra os principais acontecimentos culturais de novembro e dezembro, como o Fórum de debate sobre cristianismo, que acontece nos dias 25 e 26, ou o Deaf Academics, congresso sobre a inclusão dos surdos. Além do Simpósio Roa Bastos, que pela primeira vez será realizado na Espanha, e o Anima Catarina, mostra competitiva de curtas de animação.

A entrevista do mês é com Gilvan Müller, professor do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, que assumiu o cargo de Diretor-Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, e fala da importância do Instituto no Brasil e no mundo, assim como da repercussão da nomeação para o CCE.


Para visualizar a 15ª edição, basta clicar na animação abaixo:











Galeria de Fotos da 14ª Edição está atualizada


A galeria de fotos do Jornal do CCE acaba de ser atualizada com as fotos produzidas para a 14ª edição do jornal. Se você ainda não a leu, pode ler aqui. Entre as principais notícias estão a dis­cussão sobre os pontos eletrônicos na UFSC, a rejeição pela PRAE da proposta de reabrir os bares do Básico, os pedidos de livros do CCE na BU e a IV Semana Acadêmica de Cinema.

Na galeria, você encontra fotos de edições anteriores do jornal e, se tiver uma conta Flickr, pode deixar comentários sobre o trabalho desenvolvido pelos alunos.

Para conferir a galeria de fotos da 14ª edição, clique aqui.

Bolsa Permanência recebe inscrições até dia 19


As inscrições e renovações dos projetos para o Programa de Bolsa Permanência 2011 estão abertas até sexta-feira, dia 19. Para o próximo ano serão disponibilizadas 1040 vagas. A avaliação das propostas deve passar por uma Comissão designada pelo Colegiado de cada curso. A definição das vagas só acontece mediante a comprovação de que a bolsa contempla atividades relacionadas à área de formação do estudante. A Bolsa Permanência é um programa de caráter social que tem por objetivo o auxílio financeiro aos alunos de cursos de graduação em situação de carência socioeconômica.

Qualquer professor ou servidor da Universidade pode apresentar projeto que deve conter justificativa, objetivos, número de bolsas necessárias, atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas, indicação das áreas de atuação dos estudantes contemplados e indicação do coordenador ou orientador responsável pelo acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas. A Comissão que julgará a validade dos projetos será composta por professores e alunos vinculados ao respectivo curso.

O Bolsa Permanência é ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e os resultados estarão disponíveis na página na internet da PRAE até o dia 28 de fevereiro do ano que vem no endereço: http://www.prae.ufsc.br/ .

Ana Luísa Funchal

Libras elege coordenador para 2011/2012

A chapa composta pelos professores Rodrigo Rosso Marques e Aline Lemos Pizzio foi eleita para a coordenação do curso de Letras/Libras no período 2011/2012. O resultado das eleições foi divulgado pela comissão responsável pelo acompanhamento da eleição, que teve como presidente o antigo coordenador, Tarcísio Arantes Leite. Rodrigo Rosso é graduado em Pedagogia e pós-graduado em Metodologia do Ensino pela UNISUL e é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Aline Lemos Pizzio tem mestrado e é doutoranda em Linguística pela UFSC.
A chapa tem três metas principais. “A primeira meta é evitar a evasão escolar. Pretendemos investigar as causas e planejar estratégias que visem a permanencia dos alunos com sucesso; segunda é divulgar a importância e necessidade da profissão do professor de Libras e do Intérprete tanto para nossa instituição quanto para a sociedade e a terceira será promover nos nossos cursos a participação na Semana de Letras, incluindo nossos alunos nesse trabalho, destacando a Língua de Sinais”, afirmou o futuro coordenador Rodrigo Rosso.
Jéssica Melo

Praça da Cidadania recebe Teatro de Objetos


Durante os dias 12, 13, 14 e 15 de novembro, objetos ganham vida através de personagens criados por grupos de teatro do Brasil, França, Israel, Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha e Argentina. O Festival Internacional de Teatro de Objetos - FITO -, acontece na Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e à Reitoria. Além de apresentações diárias dessa modalidade de teatro pouco explorada no Brasil, o Festival possui uma programação que inclui performances, oficinas profissionais, exposições, mostras vivas e shows com Fernando Cabral (DF) e Tom Zé (BA).

Para a realização do evento, foi montada uma área especial com cenografia interativa, teatros climatizados, minissalas de espetáculos e tendas de alimentação que ocupam um espaço total de 2300 m² no campus. A estrutura está sendo montada desde o início dessa semana para receber atores e público, que podem conferir 76 apresentações oriundas de 13 grupos, diariamente das 16h às 22h com entrada franca. Segundo Lina Rosa, idealizadora e curadora do evento, o FITO está percorrendo todo o Brasil com o propósito de tornar a cultura acessível a todos de forma única. O FITO foi criado em 2009 e já passou pelas cidades de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM), sendo essa a primeira apresentação em Santa Catarina.

Repórter: Gabriele Duarte

Nova edição do JCCE já está circulando


A 14ª edição do Jornal do CCE já está em circulação desde sexta-feira. Entre as notícias que mereceram destaque esse mês estão a criação de cinco novos polos de Ensino a distância do curso de Licenciatura em Português, a dis­cussão acerca dos pontos eletrônicos na UFSC, a criação do Departamento de Artes e Libras no CCE, a rejeição pela PRAE da proposta de reabrir os bares do Básico e o trabalho de restauração de uma igreja pelo Núcleo de Gestão em Design na Palhoça.

Em Cultura você confere a data da próxima performance de Betinho - o homem nu do Restaurante Universitário -, que cau­sou tanta polêmica durante a Semana Ousada de Artes, os preparativos para a Semana de Cinema, que acontecerá entre os dias 8 e 13 de novembro, as atrações do sarau “Boca de Cena” e a proposta da Apufsc em ampliar os gastos com cultura.

A entrevista desse mês é com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Rosângela Hammes, que nos falou sobre o alto desempenho do Curso de Lingüística na avaliação da Capes.

Para visualizar a edição de número 14 do Jornal do CCE, basta clicar na animação abaixo:




Ou clique aqui para baixar a versão em PDF

NPD oferece oficina gratuita de animação

O Núcleo de Produção Digital de Santa Catarina (NPD-SC) realizará uma oficina gratuita de animação Pixilation entre sexta e domingo no Departamento Artístico Cutural da UFSC (DAC). Pixilation é uma técnica de animação stop motion, em que atores ou objetos são movimentados e fotografados quadro a quadro criando uma seqüência de imagens.

A oficina será ministrada pela diretora e produtora catarinense Melina Curi premiada duas vezes pelo Edital Audiovisual Armando Carreirão do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (FUNCINE).

O NP-SC é um convênio entre os cursos de Cinema da UFSC, a Cinemateca Catarinense, o FUNCINE e o Ministério da Cultura e tem como objetivo aumentar o acesso às novas tecnologias e ao aprendizado audivisual.

Repórter: Ana Luísa Funchal

Nova gestão do CALL começa trabalhos


A nova gestão do Centro Acadêmico Livre de Letras (CALL) já começou a colocar em prática as suas propostas. A curto prazo, desde que foi eleita no final de setembro, a chapa Diver(a)gir, está efetuando a doação de xerox no intervalo das aulas.
 
Para 2011, a Diver(a)gir pretende promover debates de gênero e diversidade, realizando a I Semana Nacional de Combate às Opressões, criar um concurso literário entre os estudantes de Letras e lançar uma revista que contemple os trabalhos enviados.

Além dessas atividades, darão prosseguimento aos trabalhos que eram desenvolvidos junto com a Executiva Nacional dos Estudantes de Letras para garantir a realização do Encontro Regional dos Estudantes de Letras, bem como a participação dos alunos da UFSC.

O CALL existe desde 1983 e representa todos os estudantes de Letras da UFSC, abrindo espaços de formação e discussão para melhorias da qualidade dos cursos. “Mesmo quem não está na chapa, pode e deve participar das decisões do CALL”, ressalta Daniela da Silva, integrante da Diver(a)gir.

Repórter: Luiza Lobo

PET Letras seleciona bolsistas


As inscrições para a seleção de três novos integrangtes do PET Letras podem ser feitas na sala do PET (sala 221, bloco A, CCE) no dia 19 de outubro e o candidato deve obrigatoriamente participar de uma sessão da atividade “Conheça o PET”, que é uma palestra explicativa do programa. A seleção dos bolsistas está dividida em duas etapas: uma prova escrita de caráter eliminatório a ser realizada no dia 25 de outubro, e uma entrevista de caráter classificatório no dia 4 de novembro.


“Para a elaboração da prova escrita recomenda-se a leitura do capítulo um do livro “Cenas da vida pós-moderna”, de Betriz Sarlo, além do texto “As massas”, de Charles Baudelaire, retirado do livro “Pequenos poemas em prosa”, disse o coordenador do PET Letras, professor Fábio Luiz Lopes da Silva.

A prova será realizada das 19:00 às 21:00 horas, na sala Carlos Drummond de Andrade, térreo do Bloco B, CCE, UFSC, Campus Trindade. A relação dos candidatos aptos a fazer a entrevista será divulgado até o dia 28 de outubro. Já o resultado final será no dia 5 de novembro.

A equipe de professores do PET Letras se modifica a cada semestre e é composta por bolsistas e demais alunos da graduação de Letras, que participam de forma voluntária. A abertura das vagas para novos bolsistas é uma oportunidade para enriquecer experiências de ensino, utilização nos cursos de idiomas do que aprendem em sala de aula e, principalmente, reflexão sobre as diferentes metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas.

Repórter: Gabriele Duarte.

Jornal do CCE circula nesta quinta

O Jornal do CCE está de volta e começa a circular amanhã! A 13ª edição foi desenvolvida por uma nova turma responsável pela produção do jornal neste semestre.

Dentre os muitos destaques que trazemos estão os debates em torno das novas taxas acadêmicas, a possível reabertura do Básico depois de um mês desativado, o comitê formado para discutir a implantação dos pontos eletrônicos, o filme sobre JK produzido por professor de cinema da UFSC, e a vinda de Noé Jitrik ao Brasil para abrir o 1° Simpósio Internacional de Literatura Argentina.

A entrevista do mês é com o professor Rodrigo Garcez, que fala sobre prática de performance e nu artístico no Restaurante Universitário. Essas e outras informações como as inscrições para os minicursos da SEPEX e os novos programas da Rádio Ponto você encontra a partir de amanhã, no Jornal do CCE.

Para visualizar a edição 13 do Jornal do CCE, basta clicar na animação abaixo:

Família do professor Sérgio Mattos doa livros para BU


A família do professor do curso de Jornalismo, Sérgio Ferreira de
Mattos, falecido em julho de 2010, fez uma doação de livros à
Biblioteca Universitária (BU). Através do Departamento de Jornalismo,
foram doados 151 títulos acumulados em mais de 25 anos de atividade
acadêmica.

Na coleção do professor estão clássicos sobre televisão e jornalismo,
sendo a maioria estrangeiros. Agora, os livros estão sendo
processados, catalogados e disponibilizados aos freqüentadores da
biblioteca.

Doutoranda defende tese por videoconferência



A estudante Elaine Espíndola apresentou e teve aprovada na última segunda-feira, dia 27 de setembro, a tese de doutorado Iluminated the Analysis of the Translation is: Systemic Functional Linguistics Strikes Yoda Back ( Iluminada a análise da tradução está: A Linguística sistêmico-funcional contra ataca a representação de Mestre Yoda). A banca examinadora contou com a participação através de videoconferência de dois membros da Hong Kong Polytechnic University, o co-orientador Christian M.I.M. Matthiesse do Departamento de Inglês, e Kazuhiro Teruya do Departamento de Chinês e Estudos Bilíngues. Além de Matthiesse e Teruya, a banca foi composta pelos professores Maria Lúcia Vasconcellos (orientadora e presidente), Viviane Herbele, Maria Ester Moritz (suplente), todos da UFSC, Célia Magalhães da UFMG e Roberto Carlos de Assis da UFPB.

A tese foi elaborada em Hong Kong e no Brasil e investiga traduções de legenda com base em Linguística Sistêmico Funcional. "Significa que é Sistêmico, pois são escolhas disponíveis aos falantes/usuários da língua. É Funcional, pois cada uma das escolhas é a realização de uma função já existente no sistema da língua em uso. O que ela (Linguística Sistêmico Funcional) faz é descrever a língua como uma realização dentro de um contexto sociocultural", explica Elaine.

A apresentação aconteceu na sala de videoconferência, prédio B, sala 07 e começou às nove da manhã. Quem estiver interessado em acompanhar a defesa basta consultar a gravação do ato que está disponível no endereço: http://www.videoconferencia.cce.ufsc.br/.


Repórter: Géssica Silva


NPD-SC Realiza Oficina de Montagem Cinematográfica

Nesta segunda-feira, dia 27, começa a oficina de montagem cinematográfica avançada realizada pelo Núcleo de Produção Digital de Santa Catarina (NPD-SC). O curso acontece na Biblioteca Central da UFSC, das 9 às 13 horas. Apesar de ser apenas teórica, a oficina trabalha com pequenos trechos de filmes, faz um resumo da história do cinema e explica as regras e os tipos de montagem. A coordenadora do NPD-SC, Carla Italiano disse que “devido à grande quantidade de alunos inscritos nós aumentamos para 30 o número de vagas”. Virginia Flores é quem vai orientar a oficina. 

A ministrante nasceu no Rio Grande do Sul, onde na década de 70 começou a carreira em montagem de som e imagem. Ela já trabalhou com nomes importantes como Caetano Veloso e Arnaldo Jabor. Virginia Flores já ganhou dois prêmios por Melhor Montagem, o primeiro no 29º Festival de Brasília por Pequeno Dicionário Amoroso, de Sandra Werneck. E o outro na 30ª edição do mesmo evento por Miramar, de Júlio Bressane. A oficina vai até sexta-feira, dia 1º de outubro, e é a nona realizada pelo NPD neste ano. Mais informações no endereço www.npdsc.ufsc.br.

Repórter: Patricia Pamplona

Mostra exibe cinema argentino

Quem gosta de cinema pode conferir entre os dias 20 a 24 deste mês no auditório Henrique Fontes no CCE, uma mostra de filmes que sintetiza os mais de 100 anos de produções argentinas. Com o tema “Tradição e Anomalia”, o evento tem como objetivo trazer à tona uma cinematografia pouco conhecida. “Quando falamos em cinema argentino, a maioria só conhece o filme de Juán Campanella, que ganhou o oscar”, disse Felipe Soares, professor do curso de Cinema e um dos organizadores. A mostra integra o Simpósio Internacional de Literatura Argentina.

As produções foram selecionadas a partir de categorias que ilustram o cinema argentino como um todo. Os temas que “mostram uma imagem heróica de uma Argentina promissora” e que caracterizam a tradição, segundo o professor Felipe Soares, são abordados em obras como Pampa bárbara de Lucas Demare. O professor completa que a anomalia pode ser vista em roteiros não lineares como nos filmes La flecha y un compás, de David José Kohon, e El romance del Anieto y la Francisca, de Leonardo Favio.

Nomes conhecidos do cinema argentino terão algumas de suas produções exibidas: Leopoldo Torre Nilsson, com La casa del ángel e El hijo del Crack e Fernando Solanas, que terá duas obras incluídas, uma delas La hora de los hornos, com mais de quatro horas de duração e que será exibida na íntegra. O ganhador do oscar El secreto de sus ojos, de Juán Campanella, fecha a mostra que conta com mais de 20 filmes.

Pampa bárbara, de Lucas Demare, abriu o evento, às 8h de segunda dia 20. As exibições prosseguem das 8h às 19h de segunda a sexta dia 24. A mostra é organizada pelo Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos e a entrada é gratuita. Mais informações no endereço: www.onetti.cce.ufsc.br/simposio.

Repórter: Sâmia Fiates

Inscrições para oficina sobre cultura dos anos 70


Estão abertas as incrições para a oficina sobre o panorama cultural brasileiro nos anos 70, ministrada a partir do dia vinte e dois, na sala Drummond, das quatro as seis da tarde, pelas mestrandas Luiza Possedon Ribas e Renata Gonçalves. Orientadas pela professora Maria Lúcia de Barros Camargo, Luiza e Renata são alunas da Pós-Graduação em Literatura Brasileira e realizam a oficina em cumprimento das atividades da bolsa CAPES/REUNI.

Entre as atividades programadas está a discussão de textos como "A Literatura Brasileira em 1972" de Antônio Cândido e dos periódicos "Navilouca", "Almanaque Biotônico Vitalidade", e outros exemplares como "O Pasquim". A metodologia aplicada prevê a divisão dos trabalhos em duas etapas. O debate será feito num primeiro momento das aulas. A segunda parte será dedicadas a técnicas para a produção de um ensaio acadêmico, com o objetivo de que os participantes pratiquem este gênero científico.

O curso tem 16 horas/aula, e acontece nos dias 22, 24 e 29 de setembro e 1°, 13, 15, 20 e 22 de outubro. Para os participantes com presença igual ou superior a 75%, será entregue certificado de ACC (Atividades Curriculares Complementares). As inscrições devem ser feitas no dia vinte, das nove da manhã ao meio dia, e das duas às quatro da tarde, no NELIC, sala 501, bloco B, ou por e-mail até a mesma data: gomex10@hotmail.com ou luiza.ribas@gmail.com.

Documentário mostra impasse nos Transportes coletivos

O filme documentário Impasse estreia hoje às 19:30, na reitoria da UFSC, dentro das atividades da 9º Semana do Jornalismo.A produtora de longas, Doc Dois, fez parceria com alunos da universidade para a produção do documentário que mostra a situação do transporte coletivo em Florianópolis. Com a ajuda voluntária dos estudantes o filme ficou pronto em quatro meses.
O documentário, que tem como objetivo gerar debates e apresentar a importância dos movimentos sociais na política, teve apoio do CCE e da Secretaria de Arte e Cultura da UFSC (SECARTE), que financiou toda a divulgação do longa. Alunos de Letras fizeram as legendas e ajudaram na filmagem. Já os do desingn contribuiram na divulgação. O documentário vai ser enviado para faculdades de todo o Brasil, além de festivais internacionais.
O projeto foi idealizado e financiado pelos diretores da Doc Dois, os jornalistas catarinenses Juliana Kroeger e Fernando Evangelista. A produtora foi criada no final do ano passado, e visa a confecção de documentários de caráter social, histórico e cultural.
Joana Zanotto

Começa hoje Simpósio de Literatura Comparada

Com o objetivo de discutir aspectos dos estudos da tradução e importantes obras da literatura mundial, de autores como Machado de Assis e Lewis Carroll, o II Simpósio Internacional de Literatura Comparada e Tradução acontece até o dia 17. Organizado pelos professores Andréia Guerini, Walter Costa e Patrícia Peterman, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, o evento ocorre no auditório Henrique Fontes do CCE e é aberto ao público.



Na palestra de abertura, às 10h, “A Novela: literatura e tradução no Brasil meridional”, Flavio Loureiro Chaves, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vai falar sobre a publicação brasileira que, na década de 30, visava à tradução de textos inéditos da literatura. Ao todo, são 15 palestrantes, entre eles Lucia Boldrini, da Universidade de Londres, especialista no estudo da obra de James Joyce, e Luis Alberto Brandão, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e autor do livro “Chuva de Letras”, finalista ao prêmio Jabuti em 2009.
Mais informações: andreia.guerini@gmail.com

Repórter:  Marilia Marasciulo